Muitas vezes, ao encomendar trabalhos de impressão, o nosso cliente também precisa, no âmbito da comunicação que se propõe fazer, de outdoors, placards, decoração de lojas e stands, decoração de viaturas, vestuário dos colaboradores, material de ponto de venda ou sinalética.
Tratando nós da impressão, estamos bem colocados para executar esses outros trabalhos, já que temos connosco os ficheiros corrigidos e configurados através do nosso departamento de pré-impressão e design gráfico. Ao disponibilizar a impressão em grande formato, facilitamos as tarefas de contacto e acompanhamento por parte do Ciente, dando também um uso mais alargado à nossa capacidade técnica.
Plotter de corte: uma lâmina comandada por computador leva a cabo os cortes e vincos num autocolante.
O grande formato usa impressoras gigantes de jato de tinta chamadas plotters, em que as cabeças de impressão percorrem um longo curso, chamado a boca, o qual determina a largura máxima do rolo a usar. Tais máquinas são naturalmente morosas, mas as peças a imprimir são sempre únicas ou em pequeno número.
Os suportes variam conforme a função da peça – desde o vinilo à tela plástica e ao rollup, do autocolante para decoração de viaturas à tela perfurada semitransparente para janelas e montras – assim como as tintas, que são diferentes quando se destinam a permanecer ao sol no exterior.
Quando as peças são ainda mais largas que a boca da impressora de grande formato, pode-se imprimir fragmentos separados que são depois montados com exatidão no local. Essas operações exigem, naturalmente, arte e experiência. As peças impressas podem ser montadas diretamente no local ou coladas – no caso das telas, presas com fios e ilhós – ou podem ser coladas em suportes: placas de PVC, madeira, cartão ou acrílico. É comum as peças terem que ser protegidas com película transparente, para o que usamos uma plastificadora de grandes dimensões.
Também comandada digitalmente, a fresa permite produzir letras e outras peças tridimensionais.
No caso das letras coladas nas montras ou nas viaturas, entra em ação a plotter de corte, que executa recortes de grande precisão comandados por computador. Pode também recortar imagens impressas na plotter.
Uma outra disciplina, uma outra máquina é a fresa, que, exige saberes muito próprios. Também comandada por computador, recorta e modela peças em acrílico, madeira, PVC, etc., para os displays no ponto de venda ou na decoração de stands e lojas. Tudo para depois incorporar na montagem final.
É muito importante o conhecimento dos diversos materiais e métodos, das suas vantagens, desvantagens e custos. A capacidade de aconselhar o Cliente sobre as melhores escolhas contribui para a maior qualidade final aos melhores preços.