A nova Xerox iGen5
Tipografia Lobão, na vanguarda da impressão digital
Temos o prazer de anunciar que adquirimos e já está ao serviço a nossa nova Xerox iGen5, uma impressora laser com possibilidades extraordinárias. A mancha de impressão sem precedentes numa impressora laser a cores – 65×35 cm – torna possíveis formatos maiores em pequenas tiragens e em dados variáveis. Peças como o desdobrável A4 deitado aberto, que exige um plano de impressão com uma largura de 59,4 cm por 21 cm de altura, ou o típtico A4 ao alto, com o formato aberto de 63×29,7 cm, até agora não podiam ser feitas em impressão digital.
De notar que a Xerox iGen5 imprime frente e verso e, como todas as impressoras digitais, pode usar dados variáveis. E também não é uma impressora de quatro cores, mas de cinco! Além da quadricromia, pode ser usada uma cor direta, ou ainda uma tinta semitransparente do tipo do verniz.
Essa quinta cor traz outra surpresa: uma alternativa ao verniz localizado.
Testes de ensaio com verniz digital
Chama-se assim a impressão com uma tinta transparente mas brilhante que destaca pelo seu brilho certas zonas, quando nelas se reflete a luz. Até hoje, só o offset permitia usar o verniz localizado ou UV. De hoje em diante, também a impressão digital o consegue – e a custos inferiores.
A parceira da iGen5 é a Xerox Versant 80, encarregando-se de tiragens menores e manchas de impressão um pouco inferiores, fazendo as duas uma equipa vencedora.
Entretanto, com as máquinas que já tinhamos, continuamos a fazer grandes tiragens e mass-mailings a preto com a Xerox Nuvera 144, formulário e envelopes com a Xerox Colorqube.
A Xerox Nuvera 144.
A capacidade das impressoras laser a cores evoluiu há poucos anos para modelos capazes de prestações extraordinárias, quer se trate da velocidade, da qualidade de impressão, das dimensões dos trabalhos impressos ou da gama de papéis, autocolantes e cartolinas que é possível usar.
Tornaram-se assim interessantes para a indústria gráfica, pois permitiam executar com economia impressões de pequena tiragem e grande qualidade. O grande handicap do offset é que, embora consiga imprimir com qualidade e economia inigualáveis, essa economia só se realiza nas grandes tiragens. Uma impressão offset necessita de um custo considerável à cabeça, em pré-impressão, chapas, preparação da máquina, etc.
Cada novo exemplar acrescenta relativamente pouco a esses custos. Por isso, quando aumenta a tiragem, baixa o custo unitário. Mas os trabalhos de pequena tiragem têm tendência a apresentar um custo proibitivo em offset.
No mercado atual a demanda, da parte dos nossos clientes, de cada vez mais trabalhos de pequenas tiragens que correspondem às exigências de comunicação de micromarketing, tem aumentado constantemente. A personalização dos impressos e o mass mailing usando bases de dados, um tipo de trabalhos a que chamamos dados variáveis, só pode ser atendido pela impressão digital.
A Xerox Versant 80.
Ao longo dos anos fomos adquirindo experiência neste setor e acostumámo-nos a resolver os problemas técnicos próprios deste tipo de trabalhos, chegando a incluir casos em que até gravuras são usadas como dados variáveis ou que parte dos dados variáveis são códigos de barras.
As impressoras laser também resolvem a maioria dos cartões de visita e muitos trabalhos em papéis comerciais como faturas e requisições. Sendo capazes de imprimir nos autocopiativos, podem também numerar sem ser necessário haver um numerador mecânico separado, como acontece no offset. Mesmo os decalques para gravar a quente em bonés e t-shirts são produzidos na digital.
A qualidade manifestada pela impressão laser digital faz com que, na maioria dos trabalhos, a generalidade do público ignore que processo de impressão foi usado.