A Heidelberg 74 em produção.

Versão para imprimir (PDF)

O processo de impressão offset permite uma qualidade de impressão muito grande, bem como uma grande velocidade de produção. A tecnologia tem vindo a ser aperfeiçoada constantemente, com a mistura de uma percentagem de álcool na água da molha e com a informatização das operações. Hoje, com o processo CTP (computer to plate), os dados de cor analisados no ficheiro inicial são transmitidos à impressora, que afina a tintagem de forma automática.

Antes de imprimir, a cor e a qualidade da impressão são controladas num painel de comando. A cada afinação são impressos novos exemplares e examinados para ver o resultado. Mesmo depois de iniciada a impressão, um exemplar é periodicamente retirado para controlo.

Ter que reimprimir um trabalho quatro ou mais vezes é naturalmente moroso. Para evitar isso, existem as impressoras de várias cores, que são essencialmente vários offsets sucessivos com uma alimentação e uma saída de papel comuns. A nossa impressora maior, a Heidelberg 74, tem oito cores, ou seja oito corpos de offset sucessivos. Pode imprimir na mesma passagem as quatro cores da frente de um trabalho e as quatro do verso. É também a que tem o maior tabuleiro de impressão – cerca de 52×74 cm – e a mais rápida, chegando aos 14 000 exemplares por hora.

A outra Heidelberg, a 52, tem cerca de metade do tabuleiro de impressão, 37×52 cm e cinco cores. Pode assim imprimir quatro cores mais dourado, quatro cores mais verniz ou quatro cores mais um Pantone®. Essas quatro são geralmente as cores padrão –  ciano ,  magenta ,  amarelo  e  preto  – ou qualquer outra combinação requerida, geralmente a partir do catálogo Pantone®. No entanto, o verso exige nova impressão.

Por vezes, documentos têm que ser numerados, nomeadamente os formulários contabilísticos. Uma das formas de o conseguir é incorporar numeradores na impressora. Outro dos offsets, uma GTO de uma cor, tem essa funcionalidade.

A impressão offset continua a ser rainha das grandes tiragens e da qualidade. Eventualmente, como tudo nas artes gráficas, será substituída por uma tecnologia mais avançada, mas essa substituição não está iminente.

  05-11-2015